• Facebook - White Circle

facebook

Contact

140 Diego Ave #404


San Juan, United States
 

Phone: 1-787-725-9315


Fax: 1-787-724-4654

© 2018 by SPRV. Proudly created by Chizolini Produções

Institucional

HISTÓRIA DA SOCIEDADE PAN-AMERICANA RETINA E VITREO

 

 

A Sociedade Pan-Americana de Retina e Vitreo (SPRV) nasceu durante o XXIV Congresso da Associação Pan-Americana de Oftalmologia (PAAO) em San Juan, Porto Rico (28 de março a 1 de abril de 2003). Um grupo de membros da Latin American Grupo Angiografia, Laser e Cirurgia Vitreoretinal (GLADAOF) e do Conselho de Administração da PAAO decidiu criar o SPRV de GLADAOF como empresa afiliada com a subespecialidade APAO.

 

 

GRUPO DE ANGIOGRAFIA DE LATINO-AMERICANO E LASER NA OFTALMOLOGIA (GLADAOF)

 

(Versão de Darío Fuenmayor Rivera, julho de 2006, atualizado até fevereiro de 2018 pelo Dr. Fernando Arevalo).

 

 

O ano de 1975 realizou-se em Buenos Aires, Argentina, um curso sobre a angio-olografia de Fluorescein, coordenado pelo Dr. Arturo Alezzandrini, pioneiro dessa exploração na América Latina. Por iniciativa do Dr. Alezzandrini, a idéia de formar um grupo com aqueles que se dedicavam, na época, ao estudo da Angio-grafia de Fluorescein. Os Drs. Dario Fuenmayor e Alfonso Garmendia (Venezuela), Dr. Pedro Saenz (Peru) e Suel Abujamra (Brasil), estiveram de acordo e decidiram em manter o contato e fornecer ideias para a constituição desse grupo. O Dr. Carlos Desio da Argentina se juntou a essa discussão e esteve sempre presente.

 

Sempre com o entusiasmo de Arturo, toda vez que estávamos em um evento oftalmológico, mantivemos a idéia original. Isto levanta a proposta de chamar o grupo: Conselho Sul Americano de Angiofluoresceinografía (COSADA), inspirado naquele momento pelo Conselho Latino-Americano de estrabismo (CLADE). Pouco depois, o nome foi alterado para a Associação Latino-Americana de Angiofluoresceinografia (ALADA), com um Conselho Promotor. O Conselho redigiu um documento em que enfatizavam que era "uma entidade científica que deve ser fundada para promover a melhoria, disseminação e aplicação de todos os conhecimentos e técnicas relacionadas a este meio de diagnóstico oftalmológico (AFG)". "A Associação é uma entidade autônoma, que no devido tempo podem aderir à Associação Americana de Oftalmologia e é dirigido por uma Comissão Executiva e um Secretário Geral, sua sede será o domicílio legal, enquanto o secretariado permanente corresponde ao país de origem do Secretário-Geral ". "O encontro constitutivo da Associação será realizado em Caracas (Venezuela) no final de 1977 e antes do Congresso Venezuelano de Oftalmologia. No mesmo, o Regulamento será discutido e o Primeiro Comitê Executivo será eleito ".

 

Perto do II Congresso Venezuelano de Oftalmologia, realizado no Hotel Macuto Sheraton (Caraballeda, Venezuela), o nome foi mudado para o Grupo Latino-Americano de Angiofluoresceinografistas (GLADA). Essa instituição entrou em vigor no domingo de 20 de novembro de 1977, às 8:05h, aproveitando a conclusão do Curso de Pré-Conferência: "Angiofluoresceinografia" Salão Anzoategui-Zulia (mezzanina) Hotel Macuto Sheraton, coordenado pelo Dr. Darío Fuenmayor e Dr. Alfonso Garmendia. Neste curso participaram estrangeiros (Dr. Arturo Alezzandrini e Dr. Jorge Mosquera) oftalmologistas venezuelanos (Dra. Sonia de Maza, Dra. Maritza de Alzaibar, Dr. Gonzalez Urbaneja Ibrahim e Dr. Guillermo Pereira). Este evento levou à consolidação do grupo e pode ser considerado como a data de seu início formal.

 

Desde que fizemos AFG (ou FRG), também utilizado o laser no tratamento de doenças da retina, foi decidido mudar mais uma vez, o nome do Grupo Latino-Americano de Ocular Angiografia e fotocoagulação em oftalmologia (GLADAOF).

Por ocasião do III Congresso Venezuelano de Oftalmologia, a American Symposium Angiofluoresceinografía Primeira Latina realizada como pré-congresso, atividade sobre o tema: Angiofluoresceinografía do disco óptico. Sábado 21 de novembro de 1981, 8:00 da manhã a 4:00 da tarde, Anzoátegui-Zulia Hall. Participaram, em ordem de apresentação: Dr. Darío Fuenmayor (Ven), Dr. Alfonso Garmendia (Ven), Dr. Jorge Mosquera (Arg), Dr. Rafael Muci-Mendoza (Ven), Dr. Piñerua Enrique (Ven) Dr. Frigerio Emilio (Arg), Dr. Arturo Alezzandrini (Arg), Dr. Pedro Saenz (Peru), Dr. Ibrahim Gonzalez U. (Ven), Dr. Ramiro Almeida (ECU) e Dr. Alejandro Dal K. (Mex).

 

Nos dias do Congresso, a ideia dada por Arturo, seria em realizar reuniões independentes de outros eventos, e é assim que decidiu fazer com o nome de Fórum, a cada 2 anos e partiu para fazer o 1º Fórum de GLADAOF em Buenos Aires, Argentina, de 24 a 26 de Outubro de 1984. Foi chamado 1º Fórum Latino-americano na angiografia ocular a laser e em oftalmologia, patrocinado pela American Grupo Angiofluoresceinografistas e fotocoagulação Latina. Foi proposto como convidados especiais: Dr. Hunter Little (EUA), Dr. Alvaro Rodriguez (Colômbia), Dr. Hernando Zegarra (EUA), Dr. Felix Sabates (EUA), Dr. Gholam Peyman (EUA) e Dr. Pierre Amalric (França). Ele foi patrocinado pela Associação Pan-Americana de Oftalmologia do Departamento de Oftalmologia da Universidade Nacional de Buenos Aires, Conselho Argentino de Oftalmologia, Oftalmologia Sociedade Argentina e Argentina Sociedade de Medicina Laser e Cirurgia. Na sexta-feira, 26 de outubro, às 18 horas, a Assembléia de encerramento foi realizada. No mesmo dia,  foi acordado fazer o 2º Fórum Latino-Americano na cidade de Belo Horizonte (Brasil), no ano de 1986. Foi a primeira assembléia do GLADAOF.

 

2º Fórum Latino-Americano de Ocular Angiografia e fotocoagulação, atividade realizada em conjunto com o IV Congresso de AMIHR (Associação Médica de Hilton Rocha Institute), em Belo Horizonte, MG-Brasil, 20 e 21 de Abril de 1986.

Tópico oficial: Vitrectomia.

Presidente de Honra: Dr. Alvaro Rodriguez Gonzalez.

3º Fórum Latino-Americano. Ocular Angiofluoresceinografía e Laser em Oftalmologia (GLADAOF), Caracas, Venezuela. 23-25 ​​de junho de 1988. XII Curso Internacional da Fundação Oftalmológica Venezuelana, Presidente: Dr. Rafael Cordero Moreno.

Atividade do Grupo de Trabalho Vitreo-Retina da Sociedade Venezuelana de Oftalmologia (SVO).

Presidente de Honra: Dr. Hernando Zegarra (EUA).

Convidado de honra: Dr. Mireille Bonet (França).

Durante este 3º Fórum Latinoamericano aprova solicitar a adesão à Associação Pan-Americana de Oftalmologia que foi aceite pela PAAO através de um Acordo de Cooperação Científica Reciprocidade assinado em 1988. Desde então, o GLADAOF era ativo no Congresso da PAAO.

4º Fórum Latino-Americano de Angiofluoresceinografia Ocular e Fotocoagulação em Oftalmologia. Lima Peru. 4, 5 e 6 de julho de 1991. Hotel Sheraton-Lima.

Presidente de Honra: Dr. Suel Abujamra.

Este Fórum, que deveria ter sido realizado em 1990, deveria ter sido adiado devido a problemas de insegurança e turbulência política em Lima.

5º Fórum Latino-Americano Ocular e laser angiofluoresceína em oftalmologia. Cancun, México 16-17 e 18 de julho de 1992.

6º Fórum Latino Americano de Angiografia e Laser em Oftalmologia. 6/7/8 outubro 1994, Hotel Hyatt Regency. Santiago, Chile.

Presidente honorário: Dr. Darío Fuenmayor

Presidente GLADAOF: Dr. Juan Verdaguer

Conferência pan-americana: Dr. Arturo Alezzandrini

Conferência pan-americana: Dr Hilel Lewis

É quando a Conferência Pan-Americana aparece pela primeira vez.

7º Fórum GLADAOF. Clube El Nogal, 6-8 de junho de 1996. Santafé de Bogotá, Colômbia.

Presidente honorário: Dr. Juan Verdaguer

GLADAOF Presidente: Dr. Alvaro Rodriguez

Primeira Conferência "Fundadores" e Medalha de Ouro. Delineação de Neovascularizações Subretinal Macular. Dr. Suel Abujamra.

Primeira Conferência Magistral "Arturo A. Alezzandrini" (mais tarde chamada GLADAOF) e imposição da Medalha de Ouro: Tumores da Papila. Dr. Arturo A. Alezzandrini.

8º Fórum GLADAOF. A pedido do Dr. Arturo A. Alezzandrini, a realização deste Fórum foi adiada para coincidir com as atividades do XVI Congresso Argentino de Oftalmologia, que era também presidente Dr Alezzandrini. Assim, o evento aconteceu na cidade de Buenos Aires, Argentina, de 6 a 10 de junho de 1999.

Conferência dos fundadores: Dr. Pedro Sáenz.

Conferência GLADAOF: Dr. Alvaro Rodriguez.

9º Fórum do GLADAOF. Coincidindo com o XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vitreous. São Paulo, Brasil, Hotel Meliá. 23 a 25 de maio de 2002.

Na Assembléia, a cidade de Quito, Equador, foi escolhida para realizar o 10º Fórum em 2004.

PAN AMERICAN RETINA E VITREO SOCIETY (SPRV)

Durante o Congresso Pan-Americana de Oftalmologia em Puerto Rico, 2003, a decisão de mudar o nome do grupo pela Sociedade Pan-Americana da Retina e Vítreo (MMRV) foi tirada. Um grupo de membros da Latin American Grupo Angiografia, Laser e cirurgia vítreo-retiniana (GLADAOF) e do Conselho de Administração da PAAO decidiu criar o SPRV de GLADAOF como uma subespecialidade sociedade filiada à PAAO (Fig. 1) .

Assim, o 1º Congresso da Sociedade Pan-Americana da Retina e Vítreo, realizada em Quito, Equador, 16 a 19 de junho de 2004 teria sido o 10º Fórum de GLADAOF. É realizado sob a presidência do Dr. Gregorio Gabela (Equador). A conferência "Fundadores" é ditada pelo Dr. Christiano Barsante e a conferência "GLADAOF" é ditada pelo Dr. Juan Verdaguer.

O 2º Congresso da Sociedade Pan-Americana de Retina e Vitrina (11º Fórum GLADAOF) é realizado em Cartagena de Indias, Colômbia, de 17 a 20 de maio de 2006. Cartagena Hilton Hotel. É realizada sob a presidência do Dr. Francisco J Rodríguez (Colômbia) (pela primeira vez, um filho de um ex-presidente da GLADAOF é nomeado presidente do SPRV). A conferência "Fundadores" é ditada pelo Dr. Dario Fuenmayor-Rivera e a conferência "GLADAOF" é ditada pelo Dr. Hugo Quiroz-Mercado.

3º Congresso da Sociedade Panamericana de Retina e Vítreo (12º Fórum de GLADAOF) foi realizado com sucesso sob a presidência do Dr. J. Fernando Arevalo (Venezuela) na Ilha Margarita, Venezuela 07-10 maio de 2008 Hotel Margarita Hilton. Os hóspedes internacionais: William Freeman MD, Emmett Cunningham MD, Anthony Adamis MD, Cesare Forlini MD, Athanasis Nikolakopoulos MD, Murat Oncel, MD, Ferenc Kuhn, MD PhD e MD David Chow. A Conferência dos Fundadores foi entregue por Hernando Zegarra MD e a Conferência GLADAOF foi entregue por Rubens Belfort Jr, MD PhD.

O 4º Congresso da Sociedade Pan-Americana de Retina e Vitrina (13º Fórum GLADAOF) foi realizado com sucesso sob a presidência do Dr. José A. Roca (Peru) em Lima, Peru, de 7 a 10 de julho de 2010. Hotel JW Marriott Convidados internacionais: William Mieler, MD, Tarek Hasan, MD, Dean Elloit, MD e Cesare Forlini, MD. A Conferência dos Fundadores foi ditada por Felix Sabates MD e a Conferência GLADAOF foi ditada por J. Fernando Arevalo, MD FACS. Dr. Arevalo se tornou o primeiro presidente da GLADAOF ou SPRV publicou sua palestra em uma revista indexada no PubMed, você pode ser baixado livre acesso em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles / PMC3090772 /? Tool = pubmed

5º Congresso da Sociedade Panamericana de Retina e Vítreo (14º Fórum de GLADAOF) 2012. Hotel foi realizado com sucesso sob a presidência do Dr. Lihteh Wu (Costa Rica), em San Jose, Costa Rica, maio 16-19, Intercontinental Convidados internacionais: Alexander Brucker MD, Pravin Dugel MD, Tarek Hassan MD e Baruch Kuppermann MD. A Conferência dos Fundadores foi cancelada e a Conferência GLADAOF foi ditada por Francisco J. Rodriguez, MD.

6º Congresso da Sociedade Panamericana de Retina e Vítreo (15 ° Fórum de GLADAOF) foi realizado com sucesso sob a presidência do Dr. Maria Berrocal (Puerto Rico), em San Juan, Puerto Rico em 11 de junho a 14, 2014. Os hóspedes internacional: Stanley Chang MD, Timothy Murray MD, Tarek Hassan MD, Jorge Fortun MD, Audina Berrocal, MD, Borja Corcóstegui, MD, Thomas Albini, MD, Anne-Marie Lobo, MD, RV Paul Chan, MD, Ivana Kim, MD . A Conferência dos Fundadores foi ditada por Marcos Avila MD e a Conferência GLADAOF foi ditada por Lihteh Wu MD.

O 7º Congresso da Sociedade Pan-Americana de Retina e Vitrina (16º Fórum GLADAOF) foi realizado com sucesso sob a presidência do Dr. Michel E. Farah (Brasil) em Natal, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, no dia 1- 4, 2016. Convidado Internacional: Peter Campochiaro MD. A Conferência dos Fundadores foi ditada pelo Dr. José A. Roca e a Conferência GLADAOF foi ditada por Maria Berrocal, MD.

Em resumo, foram realizados 9 Fórum Latino-Americano de GLADAOF até 2002 e depois, desde 2004, 7 Congressos da Sociedade Pan-Americana de Retina e Vitrina:

I Fórum Latino-Americano do GLADAOF. Buenos Aires (Argentina) 24 a 26 de outubro de 1984.

II Fórum Latino-Americano do GLADAOF. Belo Horizonte (Brasil) 18 a 19 de abril de 1986.

III Fórum Latino-Americano do GLADAOF. Caracas (Venezuela) 23-25 ​​de junho de 1988.

IV Fórum Latino-Americano do GLADAOF. Lima (Peru) 4-6 de julho de 1991.

V Fórum Latino-Americano do GLADAOF. Cancun (México) 16 a 18 de julho de 1992.

VI Fórum Latino-Americano do GLADAOF. Santiago (Chile) 6-8 de outubro de 1994.

VII Fórum Latino-Americano do GLADAOF. Bogotá (Colômbia) 6-8 de junho de 1996.

VIII Fórum Latino-Americano do GLADAOF. Buenos Aires (Argentina) 6 a 10 de junho de 1999.

IX Fórum Latino-Americano do GLADAOF. São Paulo (Brasil) 23-25 ​​de maio de 2002.

I Congresso do SPRV (X Fórum do GLADAOF). Quito, Equador, de 16 a 19 de junho de 2004.

II Congresso do SPRV (XI Forum of GLADAOF). Cartagena de Indias, Colômbia, de 17 a 20 de maio de 2006.

III Congresso do SPRV (XII Fórum do GLADAOF). Isla de Margarita, Venezuela, de 7 a 10 de maio de 2008.

IV Congresso do SPRV (XIII Fórum do GLADAOF). Lima, Peru, de 7 a 10 de julho de 2010.

V Congresso do SPRV (XIV Fórum do GLADAOF). San Jose, Costa Rica, de 16 a 19 de maio de 2012.

VI Congresso do SPRV (XV Fórum do GLADAOF). San Juan, Porto Rico, de 11 a 14 de junho de 2014.

VII Congresso do SPRV (XVI Fórum do GLADAOF). Natal, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, de 1 a 4 de junho de 2016.

Próximo Evento:

VIII Congresso do SPRV (XVII Fórum do GLADAOF). Cancun, México, de 29 de agosto a 1º de setembro de 2018.